Os advogados já estão acostumados com decisões judiciais que minimizam os transtornos causados pelas empresas aos consumidores que buscam resolver um problema.
De fato, nos casos de idas e vindas nas revisões de automóveis e assistências técnicas de eletrônicos e celulares, horas e horas perdidas nos atendimentos telefônicos das operadoras de internet e tv a cabo ou nas filas dos bancos – dentre outros casos de desrespeito – geralmente os juízes desconsideram a obrigação de indenizar por danos morais, por entenderem que dissabores e aborrecimentos nas relações de consumo seriam acontecimentos normais, como também seriam normais os dissabores e aborrecimentos na vida das pessoas.
Mas este tipo de entendimento tende a acabar, pois os Tribunais de Justiça dos maiores estados brasileiros passaram a acolher a teoria do livro “Desvio Produtivo do Consumidor: O prejuízo do tempo desperdiçado“, formulada pelo advogado e professor Marcos Dessaune.
Conforme matéria que saiu no Jornal O Globo em 16/03/2014, o tempo é finito, inacumulável e irrecuperável. A perda de tempo do consumidor em razão do mau atendimento não é um mero aborrecimento do dia a dia, mas um verdadeiro impacto negativo na vida da pessoa, já que ela é obrigada a utilizar o tempo em que poderia estar trabalhando, com sua família ou no lazer para solucionar problemas gerados pelas empresas.
Estamos mantendo contato com o professor Dessaune, com a intenção de trazê-lo em breve para uma palestra em Campinas.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/tempo-perdido-em-atendimento-pode-gerar-indenizacao-11892057#ixzz2wLhz3EGH
27 de novembro é o dia da promoção conhecida como Black Friday, que nos anos…
A Lei nº 13.709/18, mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD),…
Burocracias em meio à pandemia - Detran-SP, a fim de evitar aglomerações, muitas instituições públicas…
O site, sim, é confiável, mas lembre-se sempre de verificar quem é o vendedor do…
Se você ficar atento a algumas informações antes de comprar no Mercado Livre, sim, O…
Pode ser que precisem trocar seus presentes ou ainda tenham problemas se as compras foram…